quarta-feira, 11 de novembro de 2020

A primeira missa em território do Chile atual

A celebração de missas era corrente no decorrer da viagem ou nos momentos de paragem. À normal religiosidade da época associava-se a situação particular vivida pela armada, em perigo constante e na esperança permanente de encontrar o caminho certo.

A exemplo do que aconteceu com a Igreja argentina em Puerto de San Juan, a Igreja chilena comemorou os 500 anos da primeira missa em território atualmente do Chile.


Há referência a uma missa de agradecimentos à Virgem Maria e a Deus quando, à entrada do estreito, Magalhães recebeu a notícia de que teria sido encontrada a passagem. Mas essa terá sido celebrada a bordo.
A Diocese de Punta Arenas afirma que, a 11 de novembro de 1520, o Padre Pedro de Valderrama, capelão da expedição guiada pelo explorador Fernão de Magalhães, celebrou a primeira missa, exatamente sobre a colina do Monte Cruz.
A missa solene sucedeu à cerimónia de tomada de posse formal daquele território para a coroa espanhola - com colocação de um padrão e assento escrito - de acordo com as instruções.

Colocação da cruz no lugar da Baía das Sardinhas (Fortescue),
onde terá sido celebrada a primeira missa em território chileno


Sem comentários:

Enviar um comentário