quarta-feira, 28 de outubro de 2020

A exploração do estreito

Terá sido a 28 de outubro que as naus levantaram âncora e iniciaram o caminho que já antes a San Antonio e a Concepción percorreram. 

A exatidão dos dias é discutível. O nome que Fernão de Magalhães terá dado ao estreito, "Canal de Todos os Santos", remete para o início de novembro, quando a armada estaria a fazer a sua travessia. Mas em que ponto, ou em que momento, é que Magalhães lhe terá dado esse nome?

«Antes de a armada entrar pelo estreito, Magalhães terá questionado se deveria avançar-se ou não. Apesar de Estevão Gomes [piloto português da nau San Antonio] ter sido da opinião que deviam regressar a Espanha para ali se aprestar outra armada para dar seguimento à viagem, seguiu-se o parecer do capitão-mor pois este respondeu-lhe que se passaria avante até cumprir a promessa feita ao imperador, mesmo que houvesse de comer os coiros que forram o topo dos mastros.

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«Aquelas montanhas, do estreito de Magalhães, estão todas cobertas de neve. Portanto aquilo é tudo complicado, um vento muito forte, correntes muito fortes - embora o estreito de Magalhães seja razoavelmente largo, exceto na entrada que é mais estreita, mais ou menos a distância que vai de Belém à Trafaria, na foz do Tejo. Dá para passarem perfeitamente os navios. Portanto, são as condições atmosféricas e as correntes marítimas que, nesses 600 quilómetros, tornam difícil a navegação. E, sobretudo, porque tem muitas ilhas e tem muitos contornos difíceis, mas, mesmo assim, os navios, com a mestria de Fernão Magalhães e dos seus pilotos, conseguiram.»

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Diário de Notícias, 21 de outubro de 2020

A navegação chegaria a uma bifurcação, momento em que Magalhães mandou a San Antonio e a Concepción explorarem um dos canais, enquanto a Trinidad e a Victoria seguiram a rota que levavam, até atingirem um ponto seguro, onde ficaram a aguardar pelas outras naus, junto ao que viriam a chamar rio das Sardinhas ou Puerto de las Sardinas, na baía de Fortescue. 


Baía de Fortescue vista de terra

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