quarta-feira, 21 de outubro de 2020

A descoberta do Estreito

No dia 21 de outubro de 1520, foi avistado um cabo formado por uma vasta ponta de areia. Foi-lhe dado o nome de Cabo das Virgens ou das Onze Mil Virgens, assinalando o feriado de Santa Úrsula e a lenda das Onze Mil Virgens que a teriam acompanhado. Atualmente, chama-se Punta Dungenesse. 

«(...) e ali vimos uma abertura como baía, e tem à entrada, à mão direita, uma ponta de areia muito comprida; o cabo que descobrimos antes desta ponta chama-se o "cabo das Virgens"; a ponta de areia está em 52 graus de latitude, e de longitude está 52 graus e meio; da ponta de areia à outra parte serão cerca de 5 léguas; dentro desta baía achámos um estreito que terá uma légua de largura

Francisco Albo*, Diário ou roteiro da viagem de Magalhães


«Toda a tripulação acreditava tão firmemente que o estreito não tinha saída para o oeste que não era prudente mesmo ir procurá-la sem ter os grandes conhecimentos do capitão-general. Este, tão hábil como valente, sabia que era preciso passar por um estreito muito oculto (...)»

Antonio Pigafetta, A Primeira Viagem em Redor do Mundo



* Francisco Albo, contratado como contramestre da nau Trinidad, ocupou o lugar de piloto da nau Victoria. Nessa condição, foi um dos 18 tripulantes que regressou a Sevilha, completando a volta ao mundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário