Através da sua conta do facebook, a Marinha Portuguesa - Volta ao Mundo do Navio-Escola Sagres explica:
«São vários os fatores que influenciam a navegação de um navio no mar. As correntes, a direção, altura e período da ondulação e vaga, a direção e força do vento são os exemplos básicos.
As previsões meteorológicas têm um grande impacto na nossa navegação. Ajustamos-mos à meteorologia: a mastreação, o velame, o rumo, a velocidade, as atividades diárias...»A aproximação a Montevideu (Uruguai) foi a fase mais difícil da viagem, até agora.
«Durante o dia de ontem e a noite de hoje (dia 21) o navio passou por uma baixa pressão, que trouxe consigo ventos forte e ondulação com alturas entre os 5 e os 6 metros.»
Fernão de Magalhães passou por esta zona do oceano numa época do calendário muita próxima e também experimentou dificuldades - foi fugindo de uma tempestade que Magalhães entrou no golfo do rio da Prata.
Obra de um escritor uruguaio, investigador de temas históricos |
Mas esta viagem é mais curta, devendo terminar já em abril, depois de navegar apenas no Oceano Atlântico.
O Elcano em Montevideu |
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